Skip to content

Como organizar suas finanças para guardar dinheiro

Como gerenciar o seu dinheiro. Isso aqui é um dos assuntos mais importantes da vida financeira. Há pessoas que ficam rias por causa disso. Por outro lado, há pessoas que ficam pobres porque erraram nisso. Por isso esse tema é muito importante. 

Agora quero que preste bastante atenção no que vou compartilhar a partir de então, pois aprendi ao longo da jornada e que você pode aplicar assim que terminar de ler esse artigo. 

Cerca de 69% das pessoas não guardam dinheiro. Isso é um fato. Ou seja, de 100 pessoas que conhecemos 69 delas não cuidam do seu próprio dinheiro, não guardam dinheiro. 

O que importa é que você cuide do seu dinheiro, porque muitas pessoas se endividam, gostam de ser simular riqueza, ou seja, gostam de se parecer ricas. E odeiam quando se parecerem mais humildes. Elas preferem viver Prazeres momentâneos e uma vida de catástrofe e desastre do que de fato ter uma vida mediana por um tempo para que você possa ser rico por toda sua vida. 

Qual que é o grande problema antecipar sonhos para você viver um prazer que não está hora certa de acontecer? Simples. Isso acaba se transformando em maldições postergadas. 

Vejamos, o que acontece quanto se tem uma dívida de R$ 10.000 no cartão rotativo. Com um percentual de juros de 12% ao mês essa dívida pode se transformar uma dívida de 7207,80 reais. Ficou assustado, sim isso é um bom motivo para se assustar.

Então não faça dívidas. Pois antes de qualquer outra coisa que você faça com sua vida financeira uma delas é quitar todas as dívidas. Só assim você poderá passar para a segunda etapa dos investimentos.

 Assim aconselho que você não pegue o seu cartão para comprar algo que você não pode pagar. Ou seja, não contrai dívidas para satisfazer um prazer momentâneo.

Uma pessoa que possui uma mentalidade escassa de recursos não sabe muito bem gerenciar seu próprio dinheiro. Muitas vezes pega todo seu salário paga uma conta aqui, paga outra acolá, paga um boleto, cartão de crédito. Depois vai ver que nada sobrou do seu salário, mesmo antes de findar o mês corrente. Mas o mais estarrecedor é que não adianta se seu salário aumentar. Mesmo que aumente, 100 reais, ou 200 reais, ou 300 reais, não adianta, no fim do mês não sobrará nada, absolutamente nada. Ou seja, qualquer aumento real no salário, haverá um aumento das despesas dessa pessoa, pois suas opções aumentam também.

Normalmente as pessoas gostam de adquirir passivos acreditando que estão fazendo um bom negócio. Passivos são tudo aquilo que extrai dinheiro do seu bolso. Muitas pessoas compram um carro acreditando que estão investido um determinado valor nessa aquisição. 

Essa mentalidade está equivocada, seu carro não é investimento. Esse pensamento pode até fazer sentido, mas geralmente está errado. Por exemplo se você compra um carro de 80.000,00 reais você deve contabilizar a depreciação do bem, ou seja, um carro que vale 80000, poderá custar 40000 depois de um certo período. Além disso um carro possui o custo do imposto, o IPVA, sem falar ainda de outros custos como seguros, gasolina, dentre outros.

Por tudo isso o carro é considerado um passivo, não um ativo. O passivo tem uma característica muito ruim, pois ele tira dinheiro do seu bolso.

Então você gasta o salário em despesa do tipo passivo. Com o tempo você olha para trás e percebe que nunca construiu nada, ou seja, nunca prosperou. Assim muitas pessoas passam 1 2 3 5 10 anos 20 anos e aí se questionam trabalhei tanto, mas não tenho nada, para onde foi o meu dinheiro? Essa mentalidade não deixa você sair do lugar. 

Agora quando você tem uma mentalidade diferente, uma mentalidade um pouco mais abundante com um pouco mais de conhecimento financeiro você tem uma mentalidade rica. E que mentalidade é essa? Uma das características de uma pessoa com mentalidade rica é que o salário que possui, ou qualquer quantia que ela recebe, é tentar fazer com que esse salário vire uma forma de ganhar mais dinheiro. Ela pensa como faço para esse dinheiro virar mais dinheiro. 

Com essa mentalidade de riqueza a pessoa adquiri ativos. A característica de um ativo é que este possui a capacidade de gerar mais dinheiro, mais riqueza. Ou seja, é tudo que bota mais dinheiro no seu bolso. 

Ativos de forma geral são as ações, fundos imobiliários, títulos de renda fixa, pois são capazes de gerar mais renda em um certo período. Por exemplo se você possuir fundos imobiliários, estes irão te remunerar dividendos, que são valores a receber por possuir esses títulos. Então além de ter o salário, terá também outras rendas que irão complementar a sua renda principal. E agora você está mais rico, mais próspero. Com essa renda extra você poderá comprar mais ativos que lhe renderão mais dividendos, se transformando em uma bola de neve da prosperidade. 

Quando você troca a sua força de trabalho por um salário dizemos que você está gerando renta ativa, ou seja, há uma troca de seu conhecimento, habilidade com o dinheiro no final do mês. Entretanto, quando parte desse salário é utilizado para adquirir ativos, o jogo começa a mudar. Nesse momento você está gerando uma renda passiva. O que a renda passiva significa? Ela significa que você terá uma renda sem depender de sua fora de trabalho ou qualquer habilidade para gerar renda. Você poderá estar na praia enquanto ganha dinheiro, ou talvez esteja fazendo qualquer outra coisa de seu interesse enquanto o dinheiro flui para o seu bolso. Isso é a renda passiva. 

Com o passar do tempo comprando ativos, essa renda passiva será de tal magnitude que não haverá necessidade da troca de sua força de trabalho por um salário.

Uma forma de controlar seu salário racionalmente é fatiá-lo em três pedaços. Uma fatia de 50%, outra de 30% e uma outra 20%. A utilidade desse artifício, se bem planejado, é que você vai controlar o dinheiro e não o dinheiro controlar você. Nunca esqueça que o dinheiro é um ótimo servo, porém é um péssimo mestre.

Muitas pessoas não fazem a menor ideia com que estão gastando seu salário. Mas com essa sugestão você poderá mudar sua estrutura financeira. 

A ideia é o seguinte: 50% do seu salário deverá ser gasto com sua sobrevivência, são despesas tais como aluguel, luz, alimentação etc. Esses são os gastos essenciais que garantem uma certa qualidade de vida. 

Já os 30% devem ser gastos com hobbies, festas e alimentação fora, jogos de computador. Esses gastos são considerados não essenciais, isto é, eles são opcionais, e podem perfeitamente ser excluídos de serem realizados.

Agora vem a parte melhor da fatia. Os 20% devem ser utilizados para aquirir educação, conhecimento, reserva de emergência e investimentos. É nessa pequena fatia que a vida da pessoa pode mudar radicalmente para melhor. Isso sim pode te fazer prosperar. 

Por exemplo, quando se adquire conhecimento, habilidades como edição de vídeo, lidar com redes sociais, ou mesmo tratamento de imagens isso pode te gerar uma renda extra, podendo até mesmo se tornar em atividade principal, gerando muita renda.

A reserva de emergência é aquela podemos dispor quanto algo de errado acontece. Desemprego, doenças, dentre outras coisas, são algumas situações em que uma reserva de emergência irá nos ajudar bastante. 

Já os investimentos são aqueles que acumulamos ao longo da vida para posteriormente podermos usufruir quando nossa força de trabalho já não é o suficiente para ganharmos dinheiro.

Normalmente só pensamos em investir nosso dinheiro quando já estamos maduros, com uma certa idade. Isso é um erro. Devemos adentrar no mundo dos investimentos tão logo temos dinheiro para acumular, não importando a idade que temos. 

Lembre-se devemos acumular na mocidade para desfrutar na velhice.  E isso deve acontecer pelo fato de na mocidade termos força e disposição para trabalhar. Já na velhice, normalmente somos acometidos de doenças, enfermidades que tiram a capacidade de produzir adequadamente.